sexta-feira, 31 de março de 2017

Aeroporto Cristiano Ronaldo: homenagem merecida


Esta semana, ficou marcada pela discussão em torno do novo nome do Aeroporto da Madeira. A partir de agora, o aeroporto chamar-se-á Aeroporto Cristiano Ronaldo. 

Mal a ideia surgiu, levantaram-se prontamente críticos de todo o lado. Devia ser um poeta, um engenheiro, um médico, um político... agora um jogador da bola? Que falta de noção dos responsáveis. Este era o discurso, assim mesmo, bacoco e ignorante.

Vamos por partes. 

Em primeiro lugar, finalmente percebemos que é bem melhor homenagear em vida do que pós-morte. Seja com museus, com estátuas, ou até com um simples abraço. Seja em vida pública, seja em vida privada. Quantas vezes ouvimos "não esperemos que os teus partam para lhes dizeres o quanto gostas deles"? Poucas.

Em segundo lugar, Cristiano Ronaldo é um vencedor nato. É um campeão. E isso incomoda muita gente. Um rapaz saído de um meio pobre, sem berços de ouro, que fez pela vida e chegou onde nunca um português chegou. E sim, caros fãs de Eusébio e Figo, Ronaldo, ultrapassou os 2. E largamente.



Ronaldo venceu 4 Bolas de Ouro, prémio atribuído para distinguir o melhor jogador do Mundo. Venceu várias Botas de Ouro (melhor marcador na Europa), melhor jogador da Europa, melhor jogador de campeonatos, pulverizou recordes atrás de recordes, etc. Venceu ainda o Campeonato Europeu de Futebol por Portugal, foi Campeão Europeu e Mundial de clubes por 3 vezes, venceu todos os títulos em Inglaterra e Espanha.


Mas afinal não é apenas um jogador da bola? Não. Ronaldo é um profissional. E a profissão é jogador de futebol. E esta ideia que o senhor doutor, ou o excelentíssimo senhor juiz pertencem a uma classe superior já devia ter acabado há muito. Infelizmente, Portugal ainda está longe da evolução que deveria ter. Ronaldo é um excelente profissional. Houvessem mais como ele nas diferentes áreas.

"Ronaldo é o exemplo de um jogador que fez tudo por ele. Seria fácil para mim dizer que eu é que fiz com Ronaldo fosse o jogador em que se tornou. Muitos treinadores podem dizer eu fiz este ou aquele jogador, mas Ronaldo fez-se a si mesmo. Nós apenas lhe demos as ferramentas e a estrutura necessárias para que ele se destacasse. O seu envolvimento no treino é fantástico. É um jogador fantástico, simplesmente o melhor. Nós tivemos alguns jogadores fantásticos como o Paul Scholes, Ryan Giggs e Cantona, mas o Ronaldo era outra coisa"
Alex Ferguson

"Não conheço nenhum profissional melhor que Ronaldo."
José Mourinho

"Ronaldo merece ter números excelentes pelo profissionalismo e foco que tem. CR7 é um exemplo para os jogadores da equipa."
Carlo Ancelotti

Além disto, Ronaldo é o expoente máximo de publicidade a Portugal e sobretudo ao arquipélago da Madeira. Basta perguntar a qualquer emigrante no que ouvem quando dizem que são portugueses. 

Por fim, Ronaldo envolve-se regularmente em campanhas solidárias. No entanto, só com alguma pesquisa é que se tem alguma noção do papel de Ronaldo neste campo. Sim, porque Ronaldo, não se expõe a cada contribuição. Algumas delas são até particulares, sobretudo para ajudar com tratamentos médicos a crianças.

Ronaldo merece esta e muitas outras homenagens. E que seja uma inspiração para cada um dos portugueses, ao mostrar que com trabalho e dedicação, cada um de nós poderá chegar ao topo. E é essa a imagem que Ronaldo nos passa.

Parabéns Ronaldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário